1.1 - Câmeras SLR - Single Lens Reflex

A câmera SLR - Single Lens Reflex (Full Frame), ou simplesmente "reflex", tem a particularidade de usar um espelho e um pentaprisma que permite enviar a imagem para a ocular para mostrar ao fotografo o que está na realidade a ser fotografado, sem haver erros de paralaxe. O termo “Full Frame” refere-se ao tamanho do sensor ou do filme, que é de 36mm x 24mm. Este formato é amplamente utilizado à sua conveniência e qualidade da imagem. 

Nas câmeras compactas que têm unicamente um visor de LCD também não existe o problema original do paralaxe. Nesta situação a luz tal como sabemos o seu caminho é em linha recta e é único, aqui tanto a visibilidade pelo fotografo como a sensibilização do filme ou do sensor é a mesma que é visibilizada no visor de LCD.

Ficamos assim a saber que uma câmera reflex ou SLR é uma câmera que resolve o problema do paralaxe e que usa para isso um espelho e um pentaprisma.

Podemos ver na imagem seguinte um esquema de como a luz segue para o visor ou para o filme ou o sensor que captura a imagem, conforme a câmera é analógico ou digita. O importante é perceber como o sistema é calibrado de forma a que o fotografo veja o mesmo que é registado no filme ou no sensor.

 

As câmeras SLR são mais ruidosas ao fotografar, permitindo reconhece-las quando estamos na sua proximidade. A razão desse ruido está relacionado com o accionamento sincronizado do obturador com o levantamento do espelho para dar passagem á luz que antes chegava ao visor e agora vai para o filme ou o sensor, sendo cortado a visibilidade da imagem no visor.

O mesmo não se coloca nas câmeras cujo visor é o LCD, a imagem ai capturada é a mesma que irá impressionar o sensor de imagem, logo nas câmeras LSR quando o da exibição da imagem da cena, não há nada mostrado no visor óptico.

As câmaras de 35mm são utilizadas por fotógrafos e profissionais em diver-sas áreas, tal como:

Na fotografia de rua, dada a facilidade de transporte e a qualidade de imagem que se obtém,

Na fotografia de retrato, onde a profundidade de campo que se obtém e a qualidade do filme de 35mm são ideais para retratos.

Na fotografia de paisagem, a alta resolução e a capacidade de capturar detalhes finos tornam essas câmaras populares entre fotógrafos de paisagem. 

Na fotografia artística, muitos fotógrafos preferemo filme de 35mm pela sua estética única e pela capacidade de manipulação em processo de revelação em laboratório.

Por fim tomemos como a principal diferença entre câmaras SLR e DSLR está na tecnologia usada para capturar e armazenar imagens, as SLR usam filme foto-gráfico, enquanto as DSLR usam sensores digitais. Isso afecta a conveniência, a capacidade de visualização imediata e a flexibilidade na captura de imagens.

Fontes consultadas (bibliografia e sites):

1. Livros:

       o

2. Sites e artigos:

       o Lomography – Guias sobre fotografia analógica.

        o Analog.Cafe – Reviews de câmeras e filmes.

        o Kodak – História técnica do formato 35mm.

        o Wikipedia – 135 film – Detalhes sobre o padrão 135 RLS.

3. Websites técnicos e fóruns especializados:

        o https://www.filmshooterscollective.com

        o https://www.apug.org (agora Photrio)

        o https://www.35mmc.com – Repleto de resenhas e artigos técnicos.


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