A Fotografia Analógica, também conhecidos por fotografia tradicional ou química, é um processo não digital de captura de imagens, utilizando filmes ou peliculas fotográficas sensíveis à luz. Este método envolve a exposição do filme à luz através da lente da câmera, criando ua imagem latente que é posteriormente revelada através de processo químicos. O filme é então fixado e lavado para produzir um negativo ou uma imagem positiva directa, dependendo do tipo de filme utilizado.
Vejamos quais são os três pilares que compõem a
fotografia analógica:
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O filme fotográfico ou pelicula
fotográfica é composto por uma base de plástico ou celulose revestida por
uma emulsão fotossensível, que contém cristais de haletos de prata. Quando
expostos à luz, os haletos de prata reagem, formando uma imagem latente, embora
invisível a olho nu, que será posteriormente revelada durante um processo
químico.
·
Por último temos o Processo de
Revelação de forma química o filme fotográfico:
o
O filme fotográfico é primeiramente
mergulhado num banho revelador para tornar visível a imagem latente.
o
Por fim é de novo banhado num banho de
paragem para parar o processo de revelação, e por ultimo num banho de fixador
para estabilizar a imagem, tornando-a de forma permanente e não sensível á luz.
o
A partir do processo de revelação obtém-se
um filme negativo, é possível criar ampliações em papel fotográfico, também
através de um processo químico idêntico ao anterior.
As características técnicas do Filme Fotográfico
·
A Granulação que é formada pelo
tamanho dos cristais de prata no filme, influenciando a textura da imagem
final. A estrutura granular do filme pode ser visível na imagem final,
contribuindo para a textura e qualidade da imagem.
·
A Faixa Dinâmica permite que os
filmes capturem uma ampla gama de tons e cores, proporcionando uma profundidade
única ás imagens e, oferecendo uma estética muitas vezes preferida para
trabalhos artísticos.
·
As imagens analógicas podem durar décadas
sem degradação significativa de qualidade, sendo essa durabilidade
proporcionada por um armazenamento adequado.
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A qualidade da imagem é preferida para
muitos fotógrafos devido á qualidade e á estética das imagens analógicas onde o
processo de revelação manual é também uma actividade gratificante e criativa.
Sendo que esse processo de revelação manual é demorado, podendo isso ser uma
desvantagem.
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O custo dos filmes e dos produtos químicos
de revelação pode ser elevado, assim como, o número de fotos que podem ser
tiradas é limitado pelo tamanho do rolo dos filmes.
Outros elementos importantes na fotografia analógica,
são os diversos tipos de filmes fotográficos e as suas características únicas
que influenciam o estilo e o resultado das imagens.
No mercado fotográfico existem diferentes formatos dos
filmes fotográficos compatíveis com as diferentes câmeras fotográficas
existentes:

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O Filme fotográfico de 35 mm, sendo
este o mais popular, usado nas câmeras compactas e SRL. Oferecem um rolo com 36
exposições.
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O Filme fotográfico de médio formato
é um tipo de pelicula utilizada em fotografia analógica, que oferece uma
qualidade de imagem superior em comparação com o formato menor, como o de 35 mm,
Este formato é apreciado por proporcionar uma maior definição e detalhes nas
imagens, permitindo ampliações maiores sem perda significativa de qualidade. O
médio formato inclui tamanhos e filme como o 120/220 e 127, que são enrolados
embobinas e protegidos da luz por um papel. A diferença entre os formatos 120e
220 são só relacionadas só com a quantidade de papel de protecção:
o
O filme no formato 120 possui papel
de protecção em toda a sua extensão, o que facilita o carregamento e a
protecção contra a luz. O comprimento total é de aproximadamente de 82 cm.
Permitindo um número de exposições varia dependendo do formato da câmara:
§ 16 exposições em formato 6×4.5
§ 12 exposições em formato 6×6
§ 10 exposições em formato 6×7
§ 9 exposições em formato 6×8
§ 8 exposições em formato 6×9 4.
o
O filme no formato 220
não possui papel de protecção na parte final do rolo, permitindo o dobro de
exposições em comparação com o filme 120, pois não existe necessidade de espaço
extra para o papel de protecção. Isso resulta em mais fotogramas por rolo, mas
pode ser um pouco mais complicado de manusear, especialmente ao carregar e
rebobinar o filme na câmara. O comprimento do filme é o dobro do filme 120, ou
seja, aproximadamente 164 cm. Isso permite o dobro de exposições em comparação
com o filme 120, dependendo também do formato da câmera:
§ 32 exposições em formato 6×4.5
§ 24 exposições em formato 6×6
§ 20 exposições em formato 6×7
§ 18 exposições em formato 6×8
§ 16 exposições em formato 6×9 4.
O filme ou peliculas de grande formato são um tipo de
filme fotográfico utilizado em câmeras de grande formato, que são conhecidas
pala sua alta qualidade de imagem e detalhe. Estas câmeras utilizam folhas de
filmes individuais, geralmente com dimensões de 11,43 cm ou maiores, em vez de
rolos de filmes. As peliculas de grande formato oferecem uma área de superfície
maior para capturar a imagem, resultado em maior resolução e clareza.
São usadas em fotografia de paisagens, arquitectura,
moda e publicidade, produtos, arte e exposições, e retratos.
Outra característica que se tem de ter em consideração
relaciona-se com a sensibilidade do filme em a que a sensibilidade ISO é
um concito fundamental na fotografia, tanto na analógica como na digital, que
determina a sensibilidade do filme á luz.
A sensibilidade ISO refere-se à medida da
sensibilidade do filme fotográfico ou do sensor digital à luz. É padronizado
pela Organização Internacional de Padronização (ISO).
Os valores ISO são geralmente expressos em números
como os que se seguem 100, 200, 400, 800, 1600, etc. Quanto maior o número,
maior a sensibilidade do filme ou sensor à luz.
A sua aplicação na fotografia analógica a escolha do
filme com a sensibilidade ISO adequada é crucial para obter a exposição
correcta e a qualidade da imagem desejada. Uma vez que o filme é carregado na
câmera, a sensibilidade ISO não pode ser alterada até que o rolo seja trocado.
Temos então duas situações na escolha dos filmes fotográficos:
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Os filmes de baixa sensibilidade, dos ISO 25
a 200, que são ideais para situações com muita luz, como fotografias ao ar
livre em dias ensolarados, pois produzam imagens com menos grão e maior
nitidez. Produz imagens com menos grão e maior nitidez, perfeitos para
fotografia de paisagens, de retratos, de e qualquer situação onde a qualidade
do detalhe é crucia. Permite o uso de aberturas menores para alcançar uma maior
profundidade de campo ou velocidades de obturador mais lentas para capturar
movimento ou congelar movimentos.
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Os filmes de sensibilidade intermédia, ISO
400, são adequados para dias com pouca luz ou enevoados, sombras ou ambientes
internos bem iluminados. Oferece um bom equilíbrio entre a sensibilidade e a
qualidade da imagem, sendo uma escolha popular para fotografia de rua ou
situações onde a luz pode variar. O grão torna-se mais visível do que nos
filmes de baixa sensibilidade, mas ainda controláveis.
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Os filmes de alta sensibilidade, como os
ISO 800 ou 3200, etc., são usados em condições de luz insuficiente. São
necessários para a fotografia nocturna, ambientes internos com pouca luz ou
situações onde o uso de flash não é desejável. Permite o uso de velocidades de
obturador mais rápidas, ideal para fotografias de acção ou desportos em
condições de pouca luz. O grão nesta gradação é bastante visível e pode ser
usado criativamente para efeitos estéticos, embora possa reduzir a nitidez da
imagem.
Alguns fotógrafos escolhem filmes de alta
sensibilidade especifica pelo efeito granulado que eles produzem, mesmo em
condições de boa luz. Em situações onde a luz é inconsistente, pode ser
necessário ajustar a exposição manualmente ou usar técnicas de revelação para
compensar. Além da sensibilidade ISO, o tipo de filme, negativo colorido,
slide, preto e branco, também influencia a escolha, dependendo do efeito
desejado.
Escolher a sensibilidade ISO correcta é uma combinação
em que se consideram as condições de iluminação, o efeito visual desejado e as
limitações técnicas do equipamento fotográfico.
Páginas de consulta na NET
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Digital photography
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Imaginated(Fotografia Digital)
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