1.1 - A fotografia analógica

A Fotografia Analógica, também conhecidos por fotografia tradicional ou química, é um processo não digital de captura de imagens, utilizando filmes ou peliculas fotográficas sensíveis à luz. Este método envolve a exposição do filme à luz através da lente da câmera, criando ua imagem latente que é posteriormente revelada através de processo químicos. O filme é então fixado e lavado para produzir um negativo ou uma imagem positiva directa, dependendo do tipo de filme utilizado.

Vejamos quais são os três pilares que compõem a fotografia analógica:

·        O filme fotográfico ou pelicula fotográfica é composto por uma base de plástico ou celulose revestida por uma emulsão fotossensível, que contém cristais de haletos de prata. Quando expostos à luz, os haletos de prata reagem, formando uma imagem latente, embora invisível a olho nu, que será posteriormente revelada durante um processo químico.

·        A câmara fotográfica analógica é um corpo que funciona de forma mecânica ou electromecânica, com controles manuais ou automáticos para ajustar a abertura (f/stop), o obturador que controla o tempo de exposição e a focagem. A luz entra pela lente ou objectiva e atinge o filme fotográfico ou pelicula fotográfica, registra a imagem baseada na quantidade de luz recebida.

·        Por último temos o Processo de Revelação de forma química o filme fotográfico:

o        O filme fotográfico é primeiramente mergulhado num banho revelador para tornar visível a imagem latente.

o        Por fim é de novo banhado num banho de paragem para parar o processo de revelação, e por ultimo num banho de fixador para estabilizar a imagem, tornando-a de forma permanente e não sensível á luz.

o        A partir do processo de revelação obtém-se um filme negativo, é possível criar ampliações em papel fotográfico, também através de um processo químico idêntico ao anterior.



As características técnicas do Filme Fotográfico

·        A Granulação que é formada pelo tamanho dos cristais de prata no filme, influenciando a textura da imagem final. A estrutura granular do filme pode ser visível na imagem final, contribuindo para a textura e qualidade da imagem.

·        A Faixa Dinâmica permite que os filmes capturem uma ampla gama de tons e cores, proporcionando uma profundidade única ás imagens e, oferecendo uma estética muitas vezes preferida para trabalhos artísticos.

·        As imagens analógicas podem durar décadas sem degradação significativa de qualidade, sendo essa durabilidade proporcionada por um armazenamento adequado.

·        A qualidade da imagem é preferida para muitos fotógrafos devido á qualidade e á estética das imagens analógicas onde o processo de revelação manual é também uma actividade gratificante e criativa. Sendo que esse processo de revelação manual é demorado, podendo isso ser uma desvantagem.

·        O custo dos filmes e dos produtos químicos de revelação pode ser elevado, assim como, o número de fotos que podem ser tiradas é limitado pelo tamanho do rolo dos filmes.

Outros elementos importantes na fotografia analógica, são os diversos tipos de filmes fotográficos e as suas características únicas que influenciam o estilo e o resultado das imagens.

No mercado fotográfico existem diferentes formatos dos filmes fotográficos compatíveis com as diferentes câmeras fotográficas existentes:

·        O Filme fotográfico de 35 mm, sendo este o mais popular, usado nas câmeras compactas e SRL. Oferecem um rolo com 36 exposições.

·        O Filme fotográfico de médio formato é um tipo de pelicula utilizada em fotografia analógica, que oferece uma qualidade de imagem superior em comparação com o formato menor, como o de 35 mm, Este formato é apreciado por proporcionar uma maior definição e detalhes nas imagens, permitindo ampliações maiores sem perda significativa de qualidade. O médio formato inclui tamanhos e filme como o 120/220 e 127, que são enrolados embobinas e protegidos da luz por um papel. A diferença entre os formatos 120e 220 são só relacionadas só com a quantidade de papel de protecção:

o    O filme no formato 120 possui papel de protecção em toda a sua extensão, o que facilita o carregamento e a protecção contra a luz. O comprimento total é de aproximadamente de 82 cm. Permitindo um número de exposições varia dependendo do formato da câmara:

§  16 exposições em formato 6×4.5

§  12 exposições em formato 6×6

§  10 exposições em formato 6×7

§  9 exposições em formato 6×8

§  8 exposições em formato 6×9 4.

o    O filme no formato 220 não possui papel de protecção na parte final do rolo, permitindo o dobro de exposições em comparação com o filme 120, pois não existe necessidade de espaço extra para o papel de protecção. Isso resulta em mais fotogramas por rolo, mas pode ser um pouco mais complicado de manusear, especialmente ao carregar e rebobinar o filme na câmara. O comprimento do filme é o dobro do filme 120, ou seja, aproximadamente 164 cm. Isso permite o dobro de exposições em comparação com o filme 120, dependendo também do formato da câmera:

§  32 exposições em formato 6×4.5

§  24 exposições em formato 6×6

§  20 exposições em formato 6×7

§  18 exposições em formato 6×8

§  16 exposições em formato 6×9 4.

O filme ou peliculas de grande formato são um tipo de filme fotográfico utilizado em câmeras de grande formato, que são conhecidas pala sua alta qualidade de imagem e detalhe. Estas câmeras utilizam folhas de filmes individuais, geralmente com dimensões de 11,43 cm ou maiores, em vez de rolos de filmes. As peliculas de grande formato oferecem uma área de superfície maior para capturar a imagem, resultado em maior resolução e clareza.

São usadas em fotografia de paisagens, arquitectura, moda e publicidade, produtos, arte e exposições, e retratos.

Outra característica que se tem de ter em consideração relaciona-se com a sensibilidade do filme em a que a sensibilidade ISO é um concito fundamental na fotografia, tanto na analógica como na digital, que determina a sensibilidade do filme á luz.

A sensibilidade ISO refere-se à medida da sensibilidade do filme fotográfico ou do sensor digital à luz. É padronizado pela Organização Internacional de Padronização (ISO).

Os valores ISO são geralmente expressos em números como os que se seguem 100, 200, 400, 800, 1600, etc. Quanto maior o número, maior a sensibilidade do filme ou sensor à luz.

A sua aplicação na fotografia analógica a escolha do filme com a sensibilidade ISO adequada é crucial para obter a exposição correcta e a qualidade da imagem desejada. Uma vez que o filme é carregado na câmera, a sensibilidade ISO não pode ser alterada até que o rolo seja trocado. Temos então duas situações na escolha dos filmes fotográficos:

·        Os filmes de baixa sensibilidade, dos ISO 25 a 200, que são ideais para situações com muita luz, como fotografias ao ar livre em dias ensolarados, pois produzam imagens com menos grão e maior nitidez. Produz imagens com menos grão e maior nitidez, perfeitos para fotografia de paisagens, de retratos, de e qualquer situação onde a qualidade do detalhe é crucia. Permite o uso de aberturas menores para alcançar uma maior profundidade de campo ou velocidades de obturador mais lentas para capturar movimento ou congelar movimentos.

·        Os filmes de sensibilidade intermédia, ISO 400, são adequados para dias com pouca luz ou enevoados, sombras ou ambientes internos bem iluminados. Oferece um bom equilíbrio entre a sensibilidade e a qualidade da imagem, sendo uma escolha popular para fotografia de rua ou situações onde a luz pode variar. O grão torna-se mais visível do que nos filmes de baixa sensibilidade, mas ainda controláveis.

·        Os filmes de alta sensibilidade, como os ISO 800 ou 3200, etc., são usados em condições de luz insuficiente. São necessários para a fotografia nocturna, ambientes internos com pouca luz ou situações onde o uso de flash não é desejável. Permite o uso de velocidades de obturador mais rápidas, ideal para fotografias de acção ou desportos em condições de pouca luz. O grão nesta gradação é bastante visível e pode ser usado criativamente para efeitos estéticos, embora possa reduzir a nitidez da imagem.  

Alguns fotógrafos escolhem filmes de alta sensibilidade especifica pelo efeito granulado que eles produzem, mesmo em condições de boa luz. Em situações onde a luz é inconsistente, pode ser necessário ajustar a exposição manualmente ou usar técnicas de revelação para compensar. Além da sensibilidade ISO, o tipo de filme, negativo colorido, slide, preto e branco, também influencia a escolha, dependendo do efeito desejado.

Escolher a sensibilidade ISO correcta é uma combinação em que se consideram as condições de iluminação, o efeito visual desejado e as limitações técnicas do equipamento fotográfico.

Páginas de consulta na NET

·        AFotografia Analógica

·        Digital photography

·        Imaginated(Fotografia Digital)

·        OpenOregon(Fotografia Digital)

·        Filme fotográfico

·        OCasal da FOTO

·        Camera-wiki.org

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